quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Solidão [Citação 002]

"Toda criatura é só... Cada um de nós sofre, na solidão, o instante de sua morte; e é vaidade pensar que não existem, na vida, outros instantes assim. Mesmo o corpo da esposa, com quem dormimos, continua um corpo estranho; mesmo as crianças que engendramos nos são estranhas... Só há consolo na compaixão e em saber que os outros também sofrem do mesmo mal que nós." (Maurice Druon. A rainha estrangulada, vol. 2 da série "Os Reis Malditos", p. 56).

Desde 2010 que "A Rainha Estrangulada" espera por minha leitura na minha estante, como parte do "Desafio Calendário Literário" do "Aceita um leite?" escolhi me debruçar sobre ele. Sim, vou escrever algo sobre o livro ao terminar a leitura, mas antes disso tive de compartilhar/registrar esse trecho. Nos últimos tempos estive pensado muito em solidão e a leitura dessa fala calhou com meus pensamentos a ponto de me deixar arrepiada.

6 comentários:

  1. Solidão... quem nunca? Mesmo acompanhados podemos ficar e sermos sós! Adorei a citação e depois nos conta o restante do livro. Não conheço
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Também tenho pensado na solidão, mas infelizmente isso me deprime.

    ResponderExcluir
  3. Converter a solidão em solitude me parece ser um alento pro encontro amistoso conosco.
    Um abração, Jaci.
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Ficar só nem sempre significa solidão. Gosto do meu canto, das minhas coisas e o silêncio é sempre uma boa companhia.

    ResponderExcluir
  5. Verdade. Pessoalmente não teria motivo algum para me sentir só, mas ( mesmo cercada de pessoas que sei que me amam ) sinto que estou só e estou só exatamente na maneira de pensar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Verdade: há algum consolo em saber que outras pessoas passam pelo mesmo que a gente.

    ResponderExcluir