quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sobre o que os homens temem...

Eu não ia realmente escrever sobre isso, ou fazer essa citação por aqui.... Mas, porém, no entanto, todavia eu me encontrei com uma figurinha tarimbada em minha vida e não consigo resistir ao impulso de deixar aqui um trecho de Ecce Homo:

"... a mulher completa arrebenta, quando ela ama... Eu conheço essas nêmades amáveis... Oh, que predadora sutil, perigosa, subterrânea, baixa! E é tão agradável ao mesmo tempo!... Uma mulher é indizivelmente mais má do que o homem, e também mais esperta... "
(Nietzsche, Ecce Homo, pg. 79)

É, de fato, os homens temem as mulheres e os filósofos afirmam e reafirmam isso a torto e a direito, nem mesmo um filosofo que rompeu com tantos paradigmas quanto Nietzsche consegue fugir disso... Ora... ora... Isso me faz pensar que eu poderia ser mais amena com algumas pessoas do sexo masculino que me enervam até os ossos.

Só que, uma coisa é aceitar que existe esse sentimento em relação as mulheres, que esse sentimento é antigo, tão antigo quanto a Eva cristã ou a Pandora  grega,  outra coisa é reconhecer que essa imagem de mulher condiz com a realidade.

Penso que essas são apenas representações sobre o "ser mulher" e que antes de falar de uma realidade sobre "o que é ser mulher" falam sobre a forma como os homens percebem a mulher e, por mais que isso pareça ser repetitivo, não posso deixar de reafirmar que os homens são tão vingativos, tão cruéis, tão capazes de arrebentar, tão perigosos quanto qualquer mulher.

Ponha vida!!! Kierkengaard, Nietzsche... quem mais vai exaltar a capacidade feminina de ser má??? Vou te contar ein: ISSO ENCHE MINHA PACIÊNCIA!!! Será que os homens nunca crescem??? Mesmo os filósofos que dividem a história do pensamento, que constroem pensamentos altos, nobres e lúcidos sobre Deus e o mundo quando se propõe a falar sobre mulheres parecem adolescentes estabanados que tremem diante de um par de peito... Freud deve explicar... Vou ler mais as ideias dele... e confesso que não vou me surpreender se eu me ver novamente diante de um  homem que teme as mulheres... e que tece representações pouco elogiosas a seu respeito...

Pq sim, uma pessoa que adjetiva "o outro" da forma que Kierkegaard, Nietzsche, Adão e outros mais adjetivam a mulher só pode morrer de medo dela tanto quanto uma criança teme a repreensão de sua mãe e um adolescente teme os peitos de uma mulher adulta, teme e ama!!!

E falando em temores masculino, lembrei de uma coisa: quando trabalhei com duas turminhas de Fundamental 1, uma terceira e uma segunda série, observava que era mais fácil tratar com os pais do que com as mães, os pais pareciam crianças encurraladas quando eu começava a falar... Homenzarrões, donos de casa... encurralados por um metro e meio de insolência... Tudo bem, eu me aproveitei um pouquinho disso enquanto trabalhei com as crianças, porém já é hora de começar a repensar essas representações e começar a tecer outras...

Já é hora de parar de temer e começar a respeitar, amar, valorizar e entender que homens e mulheres são diferentes mas tão diferente que são igual. Somos apenas seres humanos com medos, traumas, angustias, fragilidades, desejos, sonhos, angustias novamente pq isso é o que sobra nos seres humanos

3 comentários:

  1. muito bem!!!


    Ai Pandora, sobre o cercadinho aqui da bebe, eu bem que queria não precisardele, mas tem sido a forma mais segura de deixar ela explorar os movimentos. A casa aqui esta com fios soltos, paredes descascando e com mofo. E apesar de estar melhor, ainda me falta a iniciativa neessaria a resolver o problema. Ate la... Que ela aprenda a andar, fique de pe e ganha confiabça nas proprias pernas da forma mais segura que tenho disponivel.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre me pego pensando sobre o domínio que a mulher tem sobre o marido dentro de casa, o que não significa que ela domine a relação, são coisas distintas... O homem quando vive com uma mulher meio que se rende as suas "ordens", como se a casa fosse um território dela e não dos dois...

    Bem esse assunto do seu post dá margem a pensar em vários ângulos...

    Beijocas

    ResponderExcluir