segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Futebol, Santa Cruz e eu: entre paixões e lembranças!!!

Um dia desses, isso já faz um tempinho (as vezes me assusta como o tempo passa  e os amigos virtuais permanecem), estava navegando em um blog de um amigo meu e vi um texto que falava sobre monges e futebol... ele encontrou dois monges, um budista e um cristão conversando no metro...

Bem, meu amigo não gostou muito da experiência porque os monges falavam sobre futebol, se frustrou... afinal entre tantas coisas que dois herdeiros de culturas tão complexas poderiam conversar a última coisa que normalmente se pensa é que ele iriam falar sobre futebol e nem mesmo falavam de times diferentes...

É, realmente o mundo está perdido e todos possuem o sagrado direito a serem ceticos, irônicos e o diabo a quatro... mesmo eu me permito ser uma metralhadora sarcástica, contudo isso não vem ao caso, hoje!!!

Quando eu li esse texto, tive vários pensamentos quase que simultâneos, primeiro achei muita graça da experiência dele e depois pensei no exótico da situação e que eu adoraria conhecer esses dois monges... Ah, eu em uma situação dessa em três tempos viraria amiga de infância dos monges... Que coisas mais exóticas, religiosos fãs de futebol, TORCEDORES...

O que será que fez desses homens torcedores? Que experiências emocionais tiveram com seus respectivos times? O que fazem eles gostarem de futebol? O que fiz desses torcedores religiosos? Eram torcedores primeiro e depois religiosos? Ou religiosos e depois torcedores? Como conciliam o amor ao time e o amor a sua fé? Eu, como pessoa de fé que sou, devota de uma religião de dois milênios, me interesso, até demais, pela fé alheia!!!

E que ninguém duvide da minha capacidade de conversar com estranhos e transforma-los em amigos de infância tão rápido que até eu tenho medo, os monges seriam vitimas em potencial... Um amigo diz que eu sou capaz de fazer amizades até com árvores (claro ele diz isso para justificar o fato de sempre me deixa sozinha no meio de cidades estranhas, nas quais se inclui Tiradentes, Belém do Pará, Juazeiro, União dos Palmares entre outras) e  uma amiga me classificou como sedutora (o que é um exagero se vc pensar que to a mais de ano sem namorado_sozinha e penando).

A questão é que a paixão que as pessoas tem por futebol e por um clube em especial sempre me intriga, o que faz de homens e mulheres torcedores de uma equipe, pessoas unidas sobre um brasão e derivativos sempre me intriga... as vezes essa paixão me parece uma bobagem tão grande que não consigo deixar de parar, observar e ponderar sobre isso...

Caraca o Santa Cruz, o time que torço, disputa a série D do campeonato brasileiro, mas consegue reunir em torno de um jogo 25.000 pagantes e ao ganhar se torna reportagem de capa não só jornais populares:

Folha de Pernambuco de 16 de Agosto de 2010.

Como também alvo de megas reportagens com fotos coloridas e tudo de jornais respeitados da cidade:

Pagina central do Caderno de Esporte do Jornal do Comercio!

Ninguém venha me dizer que a paixão que as pessoas tem por esse time é cultivada e incentivada pela midia, pq francamente à mídia interessaria muito mais que todos os brasileiros torcessem por algum time do Rio de Janeiro ou São Paulo e seria infinitamente mais comodo as rádios e TVs transmitir para todo o Brasil os jogos de lá e não os de cá, que ocorrem em cidades perdidas no meio do nada entre times de pouca ou nenhuma expressão.

Aqui o que acontece é que a paixão dos torcedores obriga que as TVs e rádios locais abandonem as transmissões dos jogos do Sudeste e cubram os locais, a insistências dos torcedores em se manterem fieis a seus times faz com que os jogos sejam transmitidos e que os jornais se curvem e falem até a exaustão sobre os jogos, os jogadores, os sucessos, as venturas e desventuras das equipes e eu sempre fico besta com toda essa coisa tola que é o futebol.

 
Festa dos jogadores do Santa...

O que me intriga não é a importância ou a desimportância do futebol, o que me intriga é como as pessoas se tornam torcedoras e o sentimento que as envolve e o porque desse sentimento... Uma loucura tão grande, um frenesi tão intenso... uma coisa de gente louca que é sã... Sei lá... O que me fez torcedora do Santa Cruz  começou com o fato de meu pai sempre ouvir as resenhas desportivas diariamente, manhã e noite, de segunda a segunda e terminou com o dia quando, no meio dos meninos, eu estava na quinta série, entrei em uma discussão sobre futebol e percebi com espanto (não sei quem se espantou mais: eu ou os meus colegas barulhentos) que eu sabia tanto quanto qualquer um deles sobre futebol... Aaaahhh.... Goool da irmanzinha CDF...  Ganhei sem querer o respeito dos meninos mais bagunceiros da sala e isso me fez TORCEDORA!!!!

Os meninos gostavam de mim e eu gostava deles, amor correspondido. Mais tarde quando meu gosto pela leitura se afunilou eu troquei muitas vezes o silêncio da biblioteca pelo barulho deles, eu gostava de ler entre os meninos, muito embora eles gostassem de me atrapalhar a leitura, não tinha problema eu sempre fui de reler os livros... A propósito, na escola em que estudei o que menos tínhamos era aula,  por isso se tinha muito tempo para fazer o que a gente quisesse e imaginasse na sala de aula... no época do vestibular todos tivemos o prazer (ou desprazer) de ver o resultado, tive sorte na minha escolha do que fazer, os meninos nem tanto.

E acho que falar dos meus amigos me fez perder o foco do que eu realmente estava interessada em falar hoje... Bem, seja como for, o jogo de ontem ganhou ares de decisão, o Santa Cruz ganhou um jogo da serie D e no entanto parece que ganhou um campeonato... Os torcedores estão em polvorosa, cheios de... ALEGRIA??? Ou ILUSÃO??? Eu não sei...

Não ignoro que estamos a beira de uma eleição, a propaganda/lixo visual que se espalha pela rua não me permite o esquecimento, que a fome continua varrendo as grandes cidades, que os desabrigados da chuva continuam sendo muitos, que as barreiras ainda estão por serem construídas nos subúrbios de Recife, que o sistema de educação continua péssimo, assim como o de saúde, não ignoro nada disso e tenho experiências diárias com tudo isso demais para esquecer nem que seja por um momento... mas hoje... me permito ficar satisfeita porque meu time da 4ª divisão ganhou a rodada do fim de semana e estampa as paginas não só dos jornais mais popularescos da cidade, mas de todos os jornais da cidade e sei que isso é resistência cultural.

O Fluminense ganhou, o Palmeiras também, mas aqui em Recife não se fala dos grandes times que as emissoras de televisão dizem ser grandes, aqui se fala do time que as pessoas daqui acham importante, não é de cima para baixo é de baixo para cima.

E enquanto me permito essa felicidade fútil não me permito deixar de trabalhar para que chegue o dia em que as pessoas imponham a jornais, revistas e tudo o mais discussões que tenham haver não só com o sucesso de seus times do coração, mas também de coisas que melhorem suas qualidades de vida e as tornem intelectual e humanamente melhores de verdade... Enquanto esse dia não chega, vou sorrindo de meu gosto absurdo por futebol e pelo alegria barulhenta que ele trás.

_____________

Ah, meu gosto pelo futebol não me faz uma torcedora da Seleção Brasileira, torço unicamente pelo Santa Cruz e não torço contra alguns time do sul/sudeste por amor a alguns amigos... Aff... Internet dos infernos que nos faz conhecer pessoas dos mais diversos lugares com as mais diversas paixões, adorava odiar todo e qualquer time do Sul/Sudeste, hoje sou obrigada a não odiar alguns times em respeito a alguns amigos apaixonados por certos times e que respeitam o meu....

Nunca esqueço a experiência que tive em Belém, as meninas loucas para conversar com um grupo de cariocas bonitinhos, antes que elas elaborassem qualquer estratégia eu já estava sentada entre eles, tomando sorvete e comentando o jogo... Precisa dizer que o queixo das meninas caiu???

Também não esqueço um amigo de Minas Gerais que sabe o hino do Santa Cruz, tudo bem que não é hino mais difícil do mundo, mas nunca mais torço contra o Atlético Mineiro...

Também diminuir muito meu desamor contra o Flamengo, a maior torcida do Brasil não é a do Flamengo e sim a que torce contra o Flamengo...

O Internacional ganhou minha simpatia quando descobrir que é o time onde primeiro jogaram homens de cor no Sul do país... Amante da história Afro-brasileira e da estética afro, não posso deixar de admirar tal time, embora tenha ficado feliz com a vitória do Fluminense na rodada do fim de semana, os colorados são muito chatos (com excessão da Tita que é ótima em todos os sentidos) rsrsrs...

Enfim.... coisas de meu momento atual, será que daqui há alguns anos vou achar futebol uma coisa que não vale a pena???? Hum... seja como for... Diários são diários... e é preciso registrar!!!
__________

Ah, com o passar dos anos eu me tornei mais displicente com o futebol, falta-me tempo para ser torcedora e derivativos, desde o vestibular parei de acompanhar os campeonatos e as equipes.... A muito tempo deixei de ser compenetrada nesse projeto, são tantas outras paixões que está acaba diminuindo, mas vez ou outra uma grande derrota ou uma grande vitória me chamam a atenção e novamente me torno torcedora... Mas, já se foi há muito o tempo em que eu realmente era boa nisso e me dedicava a resenhas esportivas e coisas do gênero!!

Um comentário:

  1. Não entendo muito bem essa loucura que envolve as pessoas quando o assunto é futebol... Eu odiava futebol, até conhecer o Fred do Fluminense, gostar e começar a ver alguns jogos. Então sou Fluminense, ou melhor eu sou Fred, onde ele estiver... eheheh... Mas futebol tá londe de ser algo que me empolgue o suficiente pra dizer que adoro... rs

    Obrigada pela visita! A Elaine é muito gentil!

    Beijocas

    ResponderExcluir