domingo, 23 de maio de 2010

Um achado interessante_Dunama: um Rei!

Há dois anos atrás por exigência da disciplina "História e Cultura Afro-brasileira" eu tive que fazer um trabalho cuja proposta era falar sobre o Reino Africano do Kanem Bornu de forma alternativa, podia ser poesia, música, jogo ou qualquer coisa do gênero... Bem, para a poesia eu não tenho talento, para jogo eu não tenho imaginação, a minha musicalidade é uma coisa que não existe, acabei me optando por pegar alguns fatos da história do Kanem e transformar em um livrinho infantil.

Claro que escolhi o livro infantil pq meu irmão sabe desenhar e eu planejei sordidamente pedir para ele que ilustrasse a história rsrsrsrs... 

O livrinho ficou até legalzinho, podia ter ficado melhor \o/, mas a um tempos atrás eu resolvi fotografa-lo e deixar as imagens por aqui, justamente com a intenção de preservar a memória dessa atividade que é um modelo que pode ser aplicado a qualquer outra situação.Quando é necessário trabalhar um conteúdo especifico e não acho o material didático adequado o que faço é justamente é confeccionar o material, inventar uma nova moda...

No caso da história da África Negra a bibliografia em português é pouca então para esse trabalho eu utilizei um texto de Joseph Ki-Zerbo: História da África negra, um texto antigo, altamente positivista, uma sopa de pedra mesmo, mas muito esclarecedor.

Enfim, cá estarão sempre as imagens... mesmo que se perca esse material, afinal eu já passei bem perto de perde-lo, motivo pelo qual as paginas estão manchadas... enfim... depois vou pedir a meu irmão que trate essas imagens, vou reescrever o texto e ajeitar o livrinho bem direitinho, mas essas são cenas dos próximos capítulos, por hora aqui fica a memória de Dunama o rei do Kanem Bornu.




2 comentários:

  1. Vim deixar meu beijo saudoso...
    muito interessante a postatem!

    Uma semana de paz!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bebê. Lembra de mim?rsrsrs!!!Elaine me falou que vc está toda exibida com este blog por isso vim conferir!!!
    Quanto ao seu livro ilustrado,cuja confecção foi baseada nas estratégias e táticas vistas nas espertezas cotidianas do homem comum tão faladas por Certeau, ainda não tive tempo para ler. mas adorei as gravuras. Por enquanto só deixo os parabéns para seu irmão...rsrsrs!!!
    Abraço Jaci.

    ResponderExcluir